Pandemia

Pelotas tem novo cronograma de vacinação contra Covid-19

Mais de 50 locais aplicam vacinas para pessoas com 12 anos ou mais; imunização infantil não precisa mais de agendamento

A prefeitura de Pelotas divulgou os novos locais e horários específicos para a imunização da população contra o coronavírus, válidos entre segunda (28) e sábado (2). A vacinação de crianças entre cinco e 11 anos, para a primeira e segunda doses, será por demanda espontânea, sem necessidade de agendamento. Para quem já reservou data e horário no sistema, será mantida a marcação.

Jovens imunossuprimidos podem receber a terceira ou quarta dose da Pfizer, respeitando, respectivamente, o intervalo mínimo de dois e quatro meses desde a conclusão do esquema vacinal. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) esclarece que as doses de reforço estão disponíveis somente para adolescentes com imunossupressão e não serão aplicadas em pessoas que não tenham essa condição de saúde.

São mais de 50 pontos que realizam a vacinação em todos os bairros da cidade. Há ainda a possibilidade de iniciar ou completar o esquema no Trailer da Vacina, conforme a programação de locais e horários previamente divulgada.

 Vacinas simultâneas

A SMS informa que, como regra, para a população acima de 12 anos, todas as vacinas recomendadas no Calendário Nacional de Vacinação podem ser aplicadas no mesmo dia. Não é mais preciso aguardar o intervalo mínimo de 14 dias entre a aplicação do imunizante contra a Covid-19 e qualquer outro previsto.

Já para as crianças de cinco a 11 anos que tomarem a vacina contra a Covid devem aguardar pelo menos 15 dias entre a aplicação desse imunizante e qualquer outro do calendário vacinal infantil.

Pessoas com sintomas gripais não devem comparecer à vacinação enquanto estiverem passando pelo quadro. O mesmo vale para quem tiver positivado para o coronavírus. É necessário aguardar 30 dias do início dos sintomas para receber a dose contra a vírus.

Confirma como fazer a vacinação das crianças

 1ª e 2ª doses

Pfizer – de 5 a 11 anos
- Disponível para crianças com idade nesta faixa etária e para aquelas imunocomprometidas, com comorbidades ou deficiência.
- Ubai Navegantes (rua Dona Darci Vargas, 212), das 9h30min às 19h30min.
- A segunda dose deve ser feita com, no mínimo, oito semanas de intervalo da primeira.

CoronaVac – de 6 a 11 anos
- Rua General Neto, 1.707 (ao lado do Ceron, entre as ruas Marcílio Dias e Professor Araújo)
- Associação Rural de Pelotas (avenida Fernando Osório, 1.754), no pavilhão Jorge Gertum, com entrada pelo portão da avenida Salgado Filho, das 8 às 18h, sem fechar ao meio-dia.
- A segunda dose deve ser feita com, no mínimo, 28 dias de intervalo da primeira.

Vacinação de jovens de 12 a 17 anos

 1ª dose
- Será utilizado o imunizante Pfizer ou CoronaVac.

2ª dose
- Disponível para aplicação, conforme a vacina recebida na primeira dose e seguindo o intervalo indicado pelo laboratório fabricante.

3ª e 4ª doses
- Disponível para adolescentes imunossuprimidos, com o imunizante Pfizer. O intervalo mínimo é de dois meses desde a segunda aplicação para a terceira dose e, de quatro meses, para a quarta dose. É necessária a apresentação do atestado-padrão, confeccionado pela prefeitura, disponível no site pelotas.com.br/coronavirus.

Vacinação de adultos

1ª dose
- Será utilizado o imunizante disponível no momento e no local.

2ª dose
- O imunizante para aplicação será disponibilizado segundo a vacina recebida na primeira dose e seguindo o intervalo indicado pelos laboratórios.

Reforço Janssen
- Indicado para pessoas que completaram dois meses ou mais da aplicação da primeira dose da Janssen.

3ª dose
- Indicada para pessoas que tenham completado quatro meses da segunda dose. Será utilizado o imunizante disponível.

4ª dose
- Disponível para pessoas imunossuprimidas que tenham recebido a terceira dose há quatro meses. É necessária a apresentação do atestado-padrão, confeccionado pela prefeitura, disponível no site pelotas.com.br/coronavirus.

 

Confira os locais para 1ª, 2ª, 3ª e 4ª doses

De segunda a sexta-feira
- Em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), exceto nas unidades sentinelas (UBSs Salgado Filho, PAM Fragata, Leocádia e CSU Cruzeiro), das 8h30min às 11h
- Nas UBSs Fraget, Lindoia e Porto, das 8h30min às 15h
- No Laboratório Municipal, das 13h30min às 17h
- No Shopping Pelotas, loja 40, das 17h às 21h
- No Trailer da Vacina, conforme cronograma do dia, das 9 às 17h, com intervalo entre as 12h30min e às 13h

Aos sábados
- Rua General Neto, 1.707, ao lado do Ceron, entre as ruas Marcílio Dias e Professor Araújo, das 10 às 15h

 Reforço Janssen

De segunda a sexta-feira
- No Laboratório Municipal, das 13h30min às 17h
- No Shopping Pelotas, loja 40, das 17 às 21h

 Quais documentos levar

Faixa etária: 5 a 11 anos

Para 1ª dose
- Documento de identidade da criança e do responsável legal com foto (caso a criança não tenha documento com foto deverá apresentar cópia da Certidão de Nascimento, juntamente com a declaração disponível neste link)
- Comprovante de residência do responsável
- Carteira de Vacinação da criança
- Declaração Vacinação para Adolescentes/Crianças (disponível em http://bit.ly/vacina-crianca-pelotas)
- Atestado simples (não precisa ser padrão) para crianças de 5 a 11 anos com imunocomprometimento, comorbidade ou deficiência
- Cartão SUS (opcional)

Para 2ª dose
- Documento de identidade da criança e do responsável legal com foto. Caso a criança não tenha documento com foto deverá apresentar cópia da Certidão de Nascimento juntamente com a declaração disponível neste link.
- Cartão SUS (opcional)
- Carteira de Vacinação da criança

Faixa etária de 12 a 17 anos

Para 1ª ou 2ª dose
- Comprovante de residência
- Documento de identidade
- Cartão SUS ou CPF
- Carteira de Vacinação para comprovar a primeira dose (para quem vai receber a segunda)

Para 3ª ou 4ª dose (imunossuprimidos)
- Documento de identidade
- Carteira de Vacinação (de modo a comprovar o intervalo entre as doses) ou a Carteira de Vacinação Digital emitida pelo aplicativo Conecte SUS
- Atestado-padrão (disponível neste link, no menu vacinação > documentos)

Faixa etária a partir de 18 anos

Para 1ª ou 2ª dose
- Comprovante de residência
- Documento de identidade
- Cartão SUS ou CPF
- Carteira de Vacinação para comprovar a primeira dose (para quem vai receber a segunda)

Para 3ª dose e reforço da Janssen
- Documento de identidade
- Carteira de Vacinação (para comprovar as duas doses ou esquema vacinal completo, com quatro meses de intervalo desde a última aplicação) para CoronaVac, Astrazeneca e Pfizer, ou dois meses da primeira dose da Janssen ou a Carteira de Vacinação Digital emitida pelo aplicativo Conecte SUS

Para 4ª dose — imunossuprimidos
- Documento de identidade
- Carteira de Vacinação (de modo a comprovar a imunização com a terceira dose há quatro meses) ou a Carteira de Vacinação Digital emitida pelo aplicativo Conecte SUS
- Atestado-padrão (disponível neste link, no menu vacinação > documentos)

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Domingo com registro de duas mortes por Covid em Pelotas Anterior

Domingo com registro de duas mortes por Covid em Pelotas

Passeio inclusivo mobiliza público em Pelotas Próximo

Passeio inclusivo mobiliza público em Pelotas

Deixe seu comentário